INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS

|

Excelência em Ensino e Pesquisa

Prof.Dr. Ruy Gastaldoni Jaeger

 Chefe de Departamento

Professor: Titular
Doutorado: 1988
Orientador: Mestrado e Doutorado

Visite nosso laboratório

LINHA DE PESQUISA: Nosso laboratório estuda tumores de diferentes origens. Possuímos linhagens celulares humanas derivadas de carcinoma epidermóide, adenocarcinomas de mama e de glândulas salivares, e de fibrossarcoma.

À esquerda: células de adenoma pleomórfico (coloração: HE).

À direita:Molécula de laminina com sua estrutura cruciforme formada a partir de suas 3 cadeias (α, β e γ) e alguns de seus peptídeos bioativos.

Atualmente investigamos o papel da laminina e de seus peptídeos bioativos na biologia tumoral. A laminina é importante molécula da matriz extracelular, que regula proliferação e diferenciação. Possuímos linhagens celulares derivadas de neoplasias malignas e benignas. Essas neoplasias respondem ao efeito biológico da laminina. Essa resposta inclui efeito na proliferação e diferenciação celular, formação de invadopódios, bem como regulação da secreção de metaloproteinases da matriz (MMPs). Verificamos também que integrinas estão envolvidas nesses fenômenos.

Temos estudado o efeito de domínios moleculares específicos da laminina em nossas linhagens celulares. Acreditamos que nossos estudos possam contribuir para melhor compreensão das neoplasias, trazendo benefícios para pacientes portadores dessas doenças. Saiba mais sobre nosso trabalho clicando aqui.

Utilizamos, em nossas pesquisas, métodos microscópicos e bioquímicos.

  

Clique sobre as imagens acima para saber detalhes.

Nossos projetos são financiados pela FAPESP e pelo CNPq. Este laboratório colabora com o INFABIC (INCT de Fotônica Aplicada à Biologia Celular, UNICAMP,SP).

PUBLICAÇÕES MAIS RELEVANTES:  Currículo Lattes