Professor Emérito do ICB-USP e co-autor de obra incluída entre os 100 livros de maior impacto mundial, professor era também conhecido por sua humildade e simpatia
Faleceu, no último sábado (22/08/2015), o Prof. Dr. José Carneiro da Silva Filho, Professor Emérito do ICB-USP.
José Carneiro da Silva Filho
Nascido em 28/02/1929 em Recife (PE), casou-se com Ivany Passos Carneiro (já falecida), com quem teve a filha Anna Cristina.
Uma influência muita grande em sua infância foi a da avó materna, que o ensinou a ler. E uma lição inesquecível ele recebeu de seu pai, que lhe disse: “Meu filho, nunca faça uma coisa malfeita. Ou a faça bem feita ou não faça.”
Carneiro entrou na Faculdade de Medicina de Recife, hoje pertencente à Universidade Federal de Pernambuco, com o propósito de cuidar de doentes. Mas logo começou a dar aulas a alunos que estavam atrasados ou a substituir professores que faltavam. Ao final do curso, havia dado aulas de todas as disciplinas. Convidado pelo professor Luiz Carlos Junqueira, então catedrático de Histologia na USP, transferiu-se para São Paulo.
Estagiou com o professor Charles Phillipe Leblon, na McGill University, em Montreal, no Canadá. Por iniciativa do orientador, o estágio, inicialmente previsto para durar um ano, estendeu-se por três. Nesse período, Carneiro e Leblon publicaram três trabalhos e participaram de vários congressos. De volta ao Brasil, Carneiro pôs em prática a técnica de radioautografia, que permite rastrear a função celular ao longo do tempo.
Com Luiz Carlos Junqueira, escreveu o livro Histologia Básica. Publicada em 15 línguas e várias vezes atualizada e ampliada com a colaboração de diversos autores, a obra foi incluída entre os 100 livros de maior impacto mundial para o conhecimento. É o único livro brasileiro nesse rol.
O Professor Carneiro ingressou no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP) em 26/04/1960, foi diretor do Instituto no período 1976-1982 e reeleito, contra a sua vontade, para o período 1993-1997. Nessa segunda eleição, recebeu todos os votos do colégio eleitoral (formado por professores, estudantes e funcionários), menos o seu.
O Departamento de Biologia Celular de do Desenvolvimento presta homenagem ao mestre Carneiro, reconhecendo o marco permanente da sua presença entre nós e lamenta profundamente a sua ausência.
Com informações da Agência FAPESP, Boletim do ICB